Boas-vindas

Amadeu Guerra

Ser Procurador-Geral da República é assumir um compromisso com os cidadãos que esperam o cumprimento de um serviço público que se carateriza, no essencial, pela defesa e preservação do Estado de Direito Democrático, da legalidade, da autonomia do Ministério Público e da necessidade da aplicação da lei de uma forma justa e imparcial.

Ocupar este cargo é uma honra para mim e representa mais um desafio que procurarei cumprir com humildade, empenho, dedicação e coragem, tendo sempre como objetivo assegurar a execução das competências que a lei atribui ao Procurador-Geral da República.

Neste sentido, é fundamental mobilizar e incentivar os magistrados do Ministério Público a trabalharem em equipa quando, face à complexidade dos processos, isso seja necessário ou determinado pelo superior hierárquico.

Importa, igualmente, mobilizar todos aqueles que colaboram com o Ministério Público, sendo certo que Justiça não se faz com individualidades, mas com a colaboração e adesão de todos quantos integram o sistema judiciário e que acreditam que é possível construir uma sociedade mais evoluída onde os valores da igualdade, da defesa dos valores humanos e da transparência norteiam a ideia de Justiça.

O Procurador-Geral da República

Amadeu Guerra